Como você já deve saber a essa altura, a cirurgia bariátrica consiste em uma série de técnicas que tem um único propósito: a redução do excesso de peso em pacientes obesos, que não obtiveram os resultados esperados através de outros métodos terapêuticos.
Sendo assim, é uma intervenção de abordagem mais direta e que visa uma transformação mais agressiva. E é comum, em alguns casos, que o paciente se sinta desanimado com outra questão, neste caso o excesso da sobra de pele.
Para esta finalidade temos a Cirurgia Reparadora Pós-Bariátrica. A seguir você entenderá melhor do que se trata e quando é recomendada, é só seguir lendo!
O que é a cirurgia reparadora?
Em suma, a cirurgia reparadora é uma lista de procedimentos plásticos, que visam o restabelecimento estético do paciente, eliminando o excesso de pele após um certo período da realização da bariátrica e que estejam incomodando o indivíduo conforme ele vai perdendo peso.
Entre os procedimentos que podem ser indicados por um especialista, nessas situações, podemos citar:
• Lifting da parte inferior do corpo: Correção da flacidez no abdômen, culote, nádegas e virilha;
• Lifting do braço: Minimização da flacidez nos braços;
• Lifting da coxa: Correção do excesso de pele nas coxas;
• Elevação da mama: Reduz a flacidez de seios caídos;
• Abdominoplastia: Redução do volume abdominal;
• Lifting facial e blefaroplastia: Melhora a flacidez facial e a queda das pálpebras decorrentes da perda excessiva de peso, que podem dar um aspecto envelhecido ao paciente;
Cuidados pré e pós-operatórios
Os cuidados pré-operatórios são os mesmos como em qualquer cirurgia plástica:
• Realizar uma avaliação médica completa;
• Realizar exames laboratoriais;
• Parar de fumar;
• Não fazer tratamentos sem a prescrição médica devida;
O pós-operatório realizado da maneira correta evita uma série de complicações como: hemorragias; edemas; necroses; infecções. Os cuidados nessa etapa podem variar de acordo com o local em que foi realizado o procedimento, mas em geral são bem semelhantes:
• Não se expor ao sol nos primeiros meses;
• Utilizar protetor solar de fator 50 FPS;
• Repouso por até 1 mês;
• Evitar realizar esforço ou levantar peso;
Ao final desse período, é liberado ao paciente retomar atividades mais leves, como caminhadas, dirigir, trabalhar e atividades físicas sob supervisão adequada.
Quando ela pode ser feita, e para quem é recomendada?
A orientação geral para a realização da cirurgia reparadora é a de que o paciente deve ter atingido sua meta de peso, ou pelo menos ter o peso estabilizado, o que pode levar até 2 anos depois da bariátrica.
Nos casos excepcionais, em que o excesso de pele está dificultando a locomoção da pessoa, é possível realizar a cirurgia reparadora mesmo antes de atingir o peso meta. Nessa situação a cirurgia é denominada como higiênica.
Para saber se você pode passar por esse procedimento é necessária uma avaliação de seu estado de saúde, assim como para entender se o seu organismo reagiu positivamente à cirurgia bariátrica.
Consideramos essa uma parte fundamental no restabelecimento da autoestima do paciente. Afinal, o excesso de pele durante a perda de peso pode significar um fator a mais de desconforto que leva da dificuldade na mobilidade, até mesmo vergonha de estar em público.
Deixe um SIM nos comentários caso você tenha feito a cirurgia reparadora e sentiu que foi essencial para a sua adaptação pós-operatória!
Entre em contato com o Centro de Controle da Obesidade São José dos Pinhais e saiba mais!
Saiba Mais:
Assuntos Relacionados
- Quais são as nossas especialidades?
- Por quanto tempo devo ter acompanhamento multidisciplinar após a bariátrica?
- Paciente obeso pode praticar atividade física antes da bariátrica?
- Bariátrica Sleeve: prós e contras
- Como é feita a Gastroplastia?
- Tratando a Obesidade com Tratamento Clínico
- Quem é o Dr. Alexandre?
- Quem é o Dr. Marcos?
Cirurgia Bariátrica em São José dos Pinhais
Com apoio da direção do Hospital Novaclínica e com a ajuda de muitos profissionais competentes, abrimos o Centro para controle da obesidade.
Esse espaço dentro do hospital visa a garantir o melhor tratamento dos pacientes que sofrem com o sobrepeso, assim como com as co-morbidades envolvidas, tais quais diabetes e hipertensão, além de outras como doenças articulares, refluxo gastro-esofágico, etc.
A equipe multidisciplinar conta com nutricionista, psicóloga, endocrinologista, clínico geral, ortopedista, nutrólogo, cardiologista, educador físico, enfermeira, etc.Tudo isso para garantir todas as condições de um tratamento clinico e também cirúrgico para aqueles que tenham indicação para tal.
Hospital Novaclínica em São José dos Pinhais
Com tradição de mais de 40 anos, o Hospital Novaclínica oferece um atendimento diferenciado e integral, que é realizado por uma equipe multidisciplinar altamente qualificada.
A nossa proposta é de um atendimento diferenciado com foco no respeito, cordialidade e principalmente ética nos relacionamentos interpessoais, identidade que solidifica e referencia a Unidade Hospitalar no dia a dia.
Estrutura Moderna
Localizado em São José dos Pinhais, o Hospital Novaclínica possui uma área construída de três mil metros quadrados. A estrutura apresenta leitos de internação, moderno centro cirúrgico preparado para receber os mais diversos casos cirúrgicos de média e alta complexidade e UTI Geral com equipamentos de última geração aliando recursos tecnológicos a uma qualificada equipe de médicos e colaboradores.
Possui um Bloco de consultórios oferecendo à população atendimento ambulatorial multi especialidades, vários serviços de apoio diagnóstico e terapêutico e pronto atendimento 24 horas.
Agende sua Consulta:
Hospital Nova Clínica – Centro de Controle da Obesidade de São José dos Pinhais
Ligue: (41) 3381-8100 / (41) 3381-8112
Hospital Nova Clínica, R. Quinze de Novembro, 2316, Centro, São José dos Pinhais PR
Selecionados para você
- Doutor, posso beber no final do ano?
- 6 alimentos que desintoxicam
- As cores da saúde
- Quais são as nossas especialidades?
- Qualquer pessoa pode fazer o método Sleeve?
- Quais são os riscos de uma gastroplastia?
- 5 atividades físicas que você pode colocar em prática para iniciar seu tratamento de redução de peso
- A melhor prevenção da obesidade é a transformação de seus hábitos
- Por quanto tempo devo ter acompanhamento multidisciplinar após a bariátrica?
- Compulsão alimentar tem cura?
- Como funciona a preparação para uma gastroplastia?
- 11/10 – Dia Nacional de Prevenção da Obesidade