
Antes de tudo, a decisão para a qual técnica de bariátrica a ser utilizada caberá ao médico cirurgião, junto a toda a equipe médica, mediante a uma extensa realização de exames.
Claro que todas essas informações deverão ser passadas a você, como paciente. Elucidando todos os pontos das cirurgias, e o que cada uma irá acarretar nas modificações em seu organismo.
De maneira geral, estarão elencados para ambas as cirurgias indivíduos que possuem um índice de massa corporal (IMC) específico, assim como a presença de doenças relacionadas à obesidade.
Porém, existem certos pontos que podem diferenciar um método do outro, que ajudam a visualizar se eles se encaixam às suas necessidades.
Bypass Gástrico

Uma das técnicas mais utilizadas no mundo todo, o bypass gástrico consiste em duas cirurgias em uma, ao que ele modifica o volume do estômago e realiza um pequeno desvio no intestino.
Dessa maneira, o estômago recebe menos quantidade de alimentos, assim como o paciente se sente mais saciado com menor ingestão de comida.
No primeiro ano de cirurgia, pacientes costumam perder entre 60 a 80% do excesso de peso inicial. Além disso é o método mais indicado para a cirurgia metabólica, que visa o controle e até remissão da diabetes do tipo 2.
Isso se dá pelo fato de o desvio intestinal propiciar maior produção de hormônios que deixa o corpo menos resistente a insulina. Uma ótima alternativa para quem sofre dessa doença.
Além disso, pode haver uma necessidade de reposição de vitaminas e minerais, devido a dificuldade de absorção do organismo para certas substâncias. Mas que é facilmente contornado junto a equipe multidisciplinar.
Sleeve ou Gastrectomia Vertical

Consiste na retirada de uma boa porção do estômago, restando um fino tubo de volume bem reduzido. No primeiro ano há uma perda entre 30 a 40% do peso inicial, e essa perda se torna gradual com o passar do tempo, o que é fortemente defendido por alguns profissionais.
É muito recomendada a pacientes que não podem passar pelo Bypass, e consequentemente sua exclusão duodenal (desvio do intestino) por conta de inflamações intestinais, e que ingerem uma grande quantidade de alimentos.
Ela pode sofrer uma contraindicação em situações em que o paciente apresente histórico de refluxo gastroesofágico, podendo haver uma piora dos sintomas após a cirurgia.
Independente da escolha do procedimento, ambas as técnicas são muito eficientes no combate a obesidade e suas comorbidades. Os seus benefícios serão garantidos através de um trabalho em conjunto com a equipe multidisciplinar além da própria disciplina do paciente bariátrico ao longo do tempo.

Deixe nos comentários como foi a escolha do procedimento para o seu caso, e quais foram as implicações que levaram a ela!
Entre em contato com o Centro de Controle da Obesidade São José dos Pinhais e saiba mais!
Saiba Mais:
Assuntos Relacionados
- Quais são as nossas especialidades?
- Por quanto tempo devo ter acompanhamento multidisciplinar após a bariátrica?
- Paciente obeso pode praticar atividade física antes da bariátrica?
- Bariátrica Sleeve: prós e contras
- Como é feita a Gastroplastia?
- Tratando a Obesidade com Tratamento Clínico
- Quem é o Dr. Alexandre?
- Quem é o Dr. Marcos?

“Qual é o papel do psicólogo no acompanhamento ao paciente bariátrico?”
Cirurgia Bariátrica em São José dos Pinhais
Com apoio da direção do Hospital Novaclínica e com a ajuda de muitos profissionais competentes, abrimos o Centro para controle da obesidade.
Esse espaço dentro do hospital visa a garantir o melhor tratamento dos pacientes que sofrem com o sobrepeso, assim como com as co-morbidades envolvidas, tais quais diabetes e hipertensão, além de outras como doenças articulares, refluxo gastro-esofágico, etc.
A equipe multidisciplinar conta com nutricionista, psicóloga, endocrinologista, clínico geral, ortopedista, nutrólogo, cardiologista, educador físico, enfermeira, etc.Tudo isso para garantir todas as condições de um tratamento clinico e também cirúrgico para aqueles que tenham indicação para tal.
Hospital Novaclínica em São José dos Pinhais
Com tradição de mais de 40 anos, o Hospital Novaclínica oferece um atendimento diferenciado e integral, que é realizado por uma equipe multidisciplinar altamente qualificada.
A nossa proposta é de um atendimento diferenciado com foco no respeito, cordialidade e principalmente ética nos relacionamentos interpessoais, identidade que solidifica e referencia a Unidade Hospitalar no dia a dia.
Estrutura Moderna
Localizado em São José dos Pinhais, o Hospital Novaclínica possui uma área construída de três mil metros quadrados. A estrutura apresenta leitos de internação, moderno centro cirúrgico preparado para receber os mais diversos casos cirúrgicos de média e alta complexidade e UTI Geral com equipamentos de última geração aliando recursos tecnológicos a uma qualificada equipe de médicos e colaboradores.
Possui um Bloco de consultórios oferecendo à população atendimento ambulatorial multi especialidades, vários serviços de apoio diagnóstico e terapêutico e pronto atendimento 24 horas.
Agende sua Consulta:
Hospital Nova Clínica – Centro de Controle da Obesidade de São José dos Pinhais
Ligue: (41) 3381-8100 / (41) 3381-8112
Hospital Nova Clínica, R. Quinze de Novembro, 2316, Centro, São José dos Pinhais PR
Selecionados para você
- Doutor, posso beber no final do ano?
- 6 alimentos que desintoxicam
- As cores da saúde
- Quais são as nossas especialidades?
- Qualquer pessoa pode fazer o método Sleeve?
- Quais são os riscos de uma gastroplastia?
- 5 atividades físicas que você pode colocar em prática para iniciar seu tratamento de redução de peso
- A melhor prevenção da obesidade é a transformação de seus hábitos
- Por quanto tempo devo ter acompanhamento multidisciplinar após a bariátrica?
- Compulsão alimentar tem cura?
- Como funciona a preparação para uma gastroplastia?
- 11/10 – Dia Nacional de Prevenção da Obesidade