É comum que pacientes de Cirurgia Bariátrica voltem a engordar a partir da estabilização do peso. No entanto, o mau comportamento aliado a uma possível dilatação intestinal podem corroborar para que essa recuperação de massa corporal passe do “aceitável” para o “preocupante”, apresentando risco à saúde do paciente com o agravamento das comorbidades. Saiba tudo sobre o Reganho de Peso a seguir:
O REGANHO DE PESO
Em geral, todos os pacientes recuperam um pouco de peso após a estabilização de peso que ocorre 18 meses a partir da Bariátrica. Contudo, se a recidiva ultrapassar 15% do peso inicial, pode ser que o paciente não esteja cumprindo as recomendações da equipe multidisciplinar e/ou haja uma dilatação da anastomose – a conexão entre o estômago e o intestino.
QUAL O PERFIL DO PACIENTE COM RECIDIVA DE PESO?
Na maioria dos casos, a recidiva de peso acima dos 15% é ocasionada por maus hábitos que persistem na vida do paciente, tais como:
- Não respeitar a dieta pós-operatória;
- Não praticar atividades físicas;
- Comer rapidamente;
- Mastigação errada;
- Ingerir bebidas alcoólicas;
- Faltar sessões do(a) psicólogo(a);
EVITANDO A RECIDIVA DE PESO
A melhor forma de evitar uma recidiva de peso consiste simplesmente na adoção correta das orientações de sua equipe multidisciplinar, comunicando-os sempre que achar necessário e comparecendo à todas as consultas.
Ademais, continuar o acompanhamento nutricional, físico e psicológico é importantíssimo para evitar o reganho de peso. Tem-se em vista que diversos pacientes com obesidade apresentam algum quadro de ansiedade ou depressão, encontrando na comida – geralmente hipercalórica – um sentimento de compensação.
Tal sentimento é o resultado do vício em hormônios – como a dopamina – liberados após a ingestão de comida. Muitos pacientes, no entanto, ao se depararem com o impedimento de ingerir grandes quantidades de comida com a Cirurgia Bariátrica, transferem essa compulsão para outros vícios igualmente prejudiciais à saúde, tais como o abuso de álcool e drogas.
É por conta de fatores como esse que a equipe multidisciplinar é indispensável em qualquer fase da Cirurgia de Redução de Peso. Separamos, então, algumas dicas para mantê-lo focado em seus deveres após a Cirurgia Bariátrica, são eles:
- Registrar fotos semanalmente do seu processo de emagrecimento e compará-las eventualmente, tornando seu avanço ainda mais perceptível;
- Acompanhamento do seu peso a cada 15 ou 20 dias na balança e, ocasionalmente, através de bioimpedância.
O QUE DEVO FAZER EM CASO DE RECIDIVA DE PESO?
Analise sua alimentação e a prática de atividades físicas. Se houve deslizes, busque praticar novamente aquilo que lhe foi indicado;
Busque seu cirurgião, nutricionista e psicólogo o desenvolvimento de novas metas, evitando que você continue ganhando peso.
OS TRATAMENTOS PARA A RECIDIVA DE PESO
De acordo com a técnica da cirurgia, o tratamento para a recidiva de peso requer uma avaliação médica geral de sua saúde, tais como questões físicas, emocionais e comportamentais. Conheça as possibilidades:
Sleeve gástrico: dependendo da situação do paciente estará é possível que seja feita a conversão do Sleeve para o Bypass, já que essa nova cirurgia poderá trazer resultados ainda mais satisfatórios, além de uma nova oportunidade de tratamento para a obesidade. Porém, só poderá ser realizada após a avaliação médica.
Bypass gástrico: a primeira opção será sempre a revisão da dieta e dos exercícios físicos. Mesmo sendo raro, a necessidade de reoperar será analisada criteriosamente pela equipe médica. No entanto, uma outra alternativa para pacientes submetidos ao bypass gástrico é a aplicação do Plasma de Argônio.
Alguma dúvida? Entre em contato com o Centro de Controle da Obesidade para mais informações.
Veja também
- Doutor, posso beber no final do ano?
- 6 alimentos que desintoxicam
- As cores da saúde
- Quais são as nossas especialidades?
- Qualquer pessoa pode fazer o método Sleeve?
Alguma dúvida? Entre em contato com o Centro de Controle da Obesidade para mais informações.

” Pós Bariátrica: Saiba tudo sobre o Reganho de Peso “
Cirurgia Bariátrica em São José dos Pinhais
Com apoio da direção do Hospital Novaclínica e com a ajuda de muitos profissionais competentes, abrimos o Centro para controle da obesidade.
Esse espaço dentro do hospital visa a garantir o melhor tratamento dos pacientes que sofrem com o sobrepeso e a obesidade, assim como com as co-morbidades envolvidas, tais quais diabetes e hipertensão, além de outras como doenças articulares, refluxo gastro-esofágico, etc.
A equipe multidisciplinar conta com nutricionista, psicóloga, endocrinologista, clínico geral, ortopedista, nutrólogo, cardiologista, educador físico, enfermeira, etc.Tudo isso para garantir todas as condições de um tratamento clinico e também cirúrgico para aqueles que tenham indicação para tal.
Hospital Novaclínica em São José dos Pinhais
Com tradição de mais de 40 anos, o Hospital Novaclínica oferece um atendimento diferenciado e integral, que é realizado por uma equipe multidisciplinar altamente qualificada.
A nossa proposta é de um atendimento diferenciado com foco no respeito, cordialidade e principalmente ética nos relacionamentos interpessoais, identidade que solidifica e referencia a Unidade Hospitalar no dia a dia.
Estrutura Moderna
Localizado em São José dos Pinhais, o Hospital Novaclínica possui uma área construída de três mil metros quadrados. A estrutura apresenta leitos de internação, moderno centro cirúrgico preparado para receber os mais diversos casos cirúrgicos de média e alta complexidade e UTI Geral com equipamentos de última geração aliando recursos tecnológicos a uma qualificada equipe de médicos e colaboradores.
Possui um Bloco de consultórios oferecendo à população atendimento ambulatorial multi especialidades, vários serviços de apoio diagnóstico e terapêutico e pronto atendimento 24 horas.
Agende sua Consulta
Hospital Nova Clínica – Centro de Controle da Obesidade de São José dos Pinhais
Ligue: (41) 3381-8100 / (41) 3381-8112
Hospital Nova Clínica, R. Quinze de Novembro, 2316, Centro, São José dos Pinhais PR
Assuntos Relacionados
- DEPOIS DA CIRURGIA, O PACIENTE DEVE FAZER CIRURGIA PLÁSTICA?
- CIRURGIA BARIÁTRICA – SLEEVE
- CIRURGIA BARIÁTRICA BYPASS
- CAMPANHA DE PREVENÇÃO A OBESIDADE
- CIRURGIA BARIÁTRICA CURA O DIABETES?
- PARA QUEM É INDICADO A CIRURGIA BARIÁTRICA?
- COMO FUNCIONA A CIRURGIA DE PERDA DE PESO?
- CIRURGIA BARIÁTRICA EM SÃO JOSÉ DOS PINHAIS
- HOSPITAL NOVA CLÍNICA
- IMPORTÂNCIA DA EQUIPE MULTIDISCIPLINAR
- QUAIS CONVÊNIOS COBREM A CIRURGIA BARIÁTRICA?
- CLÍNICA DE CIRURGIA BARIÁTRICA QUE ACEITA UNIMED
- DIETA APÓS A CIRURGIA BARIÁTRICA
- PREPARANDO-SE PARA A CIRURGIA BARIÁTRICA